Com a Black Friday chegando, os consumidores esperam preços baixos nos produtos para comprar. Por isso, é importante que você saiba como precificar os seus produtos para alcançar as expectativas dos seus clientes e conseguir lucrar com as vendas. Leia o conteúdo completo e saiba mais.
É certo que a Black Friday é um evento de grandes oportunidades. Para o consumidor, são as compras com preço baixo. Para os lojistas, são as oportunidades de vendas e lucros maiores. Para alcançar essas metas, é necessário fazer um bom planejamento com antecedência para se preparar bem e garantir que os riscos de prejuízo sejam diminuídos.
A importância da precificação para a Black Friday
Em um dos primeiros e principais itens do planejamento para a Black Friday em uma loja, deve estar em destaque a preparação para precificação dos produtos que vão ter desconto durante o evento. Se atentar a este item é necessário para garantir que as metas sejam alcançadas da melhor forma possível, oferecendo aos clientes preços baixos e aumento de vendas para o seu negócio. Mas como fazer isso do jeito certo?
Como precificar corretamente os produtos para a Black Friday?
Sabemos que os clientes buscam durante esta data preços menores nas lojas. E aos lojistas que participam deste evento, precisam selecionar os produtos que vão ter desconto e saber precificá-los corretamente para não correr o risco de ter prejuízos e garantir que a loja tenha aumento nas vendas, além de ganhar a satisfação dos clientes. Confira e siga os tópicos a seguir para saber como precificar corretamente os seus produtos para a Black Friday:
1. Acompanhe os preços concorrentes
Acompanhar e entender o movimento dos concorrentes é importante para conseguir uma previsão do que pode mudar nos preços dos produtos do seu segmento e a partir disso, calcular possíveis preços que para a época Black Friday irão cumprir seu propósito de satisfazer os clientes e aumentar suas vendas. Mas lembre-se, não copie preços dos concorrentes! Fazer o cálculo para o seus próprios produtos garante uma chance maior de lucrar. Os dados dos outros não são válidos para o seu. Fazendo isso, você pode correr um grande risco de perdas consideráveis no lucro da sua empresa. Acompanhar preço concorrente é apenas para se ter uma visão base do mercado.
2. Considere o frete dos produtos
Ajustar o preço do frete para a Black Friday é de suma importância, pois é um elemento decisório para o cliente. Caso o frete esteja muito alto, pode acabar havendo muitas desistências e abandonos de carrinho, fazendo com que sua taxa de vendas diminua e você acabe no prejuízo. As despesas do frete podem ser altas para o lojista, portanto, faça um cálculo da forma que achar viável para o seu negócio para que o frete não interfira de forma negativa nem para você, nem para o seu cliente.
3. Calcule os custos dos produtos
Calcular o custo para disponibilizar determinado produto em sua loja é necessário. Isso ajudará na precificação sem exageros, saber o limite da oferta, sem um preço muito alto que fará com que os clientes optem por outras marcas e também um preço baixo que irá desvalorizar o seu negócio e trazer prejuízos. Anote os custos de matéria-prima, estoque, fornecedor, impostos, armazenamento e divulgação do produto e todos os itens importantes que impactam no seu serviço.
Cálculos e anotações detalhadas minuciosamente são imprescindíveis para que você tenha um evento de sucesso em sua loja, não economize tempo para investir nisso. Futuramente você terá muito mais vantagens se atentar a isso.
Leia também: Influência da Black Friday no faturamento anual das empresas
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